top of page

Expedição TRANSMANTIQUEIRA (part-01)

Atualizado: 6 de set. de 2023

Pela segunda vez consecutiva, realizamos a nossa Expedição TransMantiqueira OffRoad. Atravessamos a Serra da Mantiqueira no sentido oeste-leste, percorrendo aproximadamente 1.000 km. Em cinco dias, passamos por diversos municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com o objetivo de conectar todas as estradas rurais que cortam as cidades e contam histórias da região.


Pilotando as Yamaha XTZ 250, devidamente preparadas para essa aventura, contornamos os pontos mais altos do Brasil e atravessamos trechos de rotas muito conhecidas, como o Caminho da Fé, a Estrada Real, os Caminhos dos Anjos, além de algumas áreas de Parques Estaduais e Nacionais ao longo da BR485, a rodovia mais elevada do país, com 2.550 metros de altitude em relação ao nível do mar.


Grupo Caminhos das Serras

DIA 01 Nessa edição, partimos de São José dos Campos/SP com um total de 6 motos, sendo o grupo liderado pelos idealizadores do Caminhos das Serras, os pilotos Rodolfo Bazetto e Moara Sacilotti. Há 4 anos, eles iniciaram suas atividades de moto aventura na Mantiqueira, compartilhando seu conhecimento da região. As outras quatro motos foram pilotadas pelos clientes e amigos Eduardo Aragão, Rui Vieira, Mauricio Alcântara e Marcelo Louback. Todos eles já haviam tido outras experiências de pilotagem na Mantiqueira em destinos mais curtos, então já tinham uma ideia do tamanho do desafio nos próximos dias.


Caminho da Fé - Serra da Luminosa
Caminho da Fé - Serra da Luminosa

No primeiro dia, nosso destino final foi a cidade de Campos do Jordão/SP. Percorremos um trajeto de 180 km, passando por São Francisco Xavier/SP, Sapucaí Mirim/MG, Gonçalves/MG e São Bento do Sapucaí/SP. É importante ressaltar que o percurso não foi tão simples assim. Com um amplo conhecimento da região, criamos um roteiro especial para chegar a Campos do Jordão, utilizando 100% de estradas de terra, trechos de trilha, subidas íngremes, estradas pouco percorridas, trechos em fazendas e a famosa Serra da Luminosa, parte do Caminho da Fé, onde peregrinos seguem em direção à cidade de Aparecida do Norte para visitar a catedral de Nossa Senhora, a padroeira do Brasil.


Caminho da Fé - Serra da Luminosa
Caminho da Fé - Serra da Luminosa

Uma característica marcante de todo o trajeto é a altimetria da região. A Serra da Mantiqueira é uma região extremamente montanhosa, e essa variação de altitude deve ser considerada ao planejarmos o roteiro. A distância nem sempre é o fator mais importante a se observar. Chegamos a Campos do Jordão/SP no final da tarde, no Pico do Imbiri (1860m), para assistir ao pôr do sol, totalizando 9 horas de atividades e um ganho de altitude acumulado de 5.835m.


Pico do Imbiri, 1862m | Campos do Jordão-SP
Pico do Imbiri, 1862m | Campos do Jordão-SP

66 visualizações

コメント


bottom of page