top of page

Saiba porque escolhemos a Yamaha XTZ 250 Lander.

Atualizado: 6 de set. de 2023

No início de 2019, quando começamos o nosso trabalho no "Caminhos das Serras", escolher as motos certas era fundamental para obtermos o melhor desempenho. A XTZ 250 Lander se destacou em muitos aspectos, o que influenciou a nossa decisão. No entanto, para adequar as motos às nossas necessidades na aventura, fizemos algumas pequenas melhorias, que também vou listar abaixo.


Yamaha XTZ 250cc Lander - Caminhos das Serras

Destaques sobre a decisão de compra:

  • Motor Yamaha 250cc consagrado: O motor da Lander 250 é reconhecido pela sua durabilidade e confiabilidade. Com pistão forjado em alumínio e cilindro revestido em cerâmica, é o único da categoria com essa característica. Com ele, podemos rodar em estradas de terra distantes dos centros urbanos sem preocupações.

  • Sistema ABS no freio dianteiro: A Lander possui sistema ABS apenas no freio dianteiro, o que evita o travamento da roda dianteira durante frenagens bruscas. Isso é especialmente útil para pilotos menos experientes no off-road, pois ajuda a evitar a perda de controle da roda dianteira, garantindo uma pilotagem mais segura e controlada. Já o freio traseiro sem ABS, deixa a moto livre no off-road, e durante o nossos tours ensinamos a utilização correta da frenagem.

  • Rodas raiadas: Na minha opinião, uma moto de categoria Trail deve estar pronta para enfrentar qualquer terreno. As rodas da Lander possuem tamanho de 21" na dianteira e 18" na traseira, o que proporciona características semelhantes às motos de Enduro/Trilha. Isso permite atravessar obstáculos com maior facilidade e também oferece uma ampla variedade de opções de pneus, tanto para uso misto quanto para terrenos off-road mais extremos.

  • Comparando a Lander com as concorrentes ela é a moto que possui menos carenagem, itens que podem sofrer possíveis quebrar em tombos no offroad, o farol fica preso na mesa junto com o guidão.


XTZ 250 Lander, a melhor opção de moto trail do Brasil

Nossa Frota 2022 Caminhos das Serras | Yamaha XTZ 250cc Lander.

Abaixo vamos listar as adaptações que fazemos nas motos para deixá-las com DNA OffRoad, mas sem perder a originalidade da marca Yamaha.


Pedaleiras maiores: Proporciona maior conforto e segurança na condução da motocicleta na pilotagem offroad.


Guidão FatBar: Oferece resistência e performance na pilotagem, permitindo que o piloto tenha maior controle sobre a moto, tornando a pilotagem mais confortável.

Protetor de mão em alumínio: Protege a mão do piloto de pedras, galhos, e possíveis impactos, também previne a quebra dos comandos de freio e embreagem.

Protetor de cárter: Super reforçado para garantir a máxima segurança para o motor. Sanfona na bengala: Protegem os tubos da suspensão dianteira contra impurezas como areia, terra, lama e pedras, aumentando a vida útil dos retentores e tubos da suspensão. Os modelos 2023 já estão vindo com a sanfona. Kit de adesivos: Proteger os plásticos, personalizar e identificar a frota.


Os pneus são itens super importantes para a prática do offroad, atualmente estamos optando na utilização de pneus Pirelli 100% offroad. Como estamos localizados ao pé da Mantiqueira, nossos roteiros são subindo e descendo as montanhas e uma mudança climática pode atrapalhar o andamento do passeio, então estar com pneus com maior capacidade off-road traz mais segurança para todo grupo.


Pirelli Scorpion XC MidHard
Pirelli Scorpion XC MidHard

E para explorar novos roteiros e fazer expedições mais longas é indispensável a utilizamos de um GPS, utilizo o modelo Garmin Montana que estou bem adaptado ao sistema, pois já utilizo esse modelo há muitos anos, e faz parte do planejamento estudar os mapas da região que você deseja explorar. Não basta ter o GPS, tem que saber utilizar, não gosto de fazer a utilização de aplicativos de celular, não são práticos.


GPS Garmin Montana 680
GPS Garmin Montana 680

Para personalizar a minha Lander e dar a ela uma aparência mais agressiva, decidi fazer algumas modificações. Uma delas foi a instalação de um tanque GILI de 25 litros, o que foi perfeito para a expedição que planejei no Nordeste. Esse tanque me proporcionou uma excelente capacidade de combustível e me agradou bastante.


Além disso, decidi investir em um cano de escapamento completo da BRC Escapamentos. Além de trazer um som agradável, percebi que a moto ficou mais solta, com um giro mais alto e um desempenho melhorado. Fiquei realmente satisfeito com essa modificação.


Também fiz a instalação de um para-lama alto, semelhante aos das motos de Enduro. Para isso, precisei mexer na fixação dos cabos do ABS, mas foi um processo simples de realizar. O resultado final foi incrível, e a moto ficou com um visual ainda mais robusto e preparado para enfrentar qualquer terreno.


Essas modificações personalizadas deram à minha Lander um toque especial e a deixaram pronta para encarar aventuras com muito estilo.


Caminhos das Serras - Expedição Rio Grande do Norte e Paraíba

4.564 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page